(12) 3308.2889

Notícias

Kersys fecha parceria para desenvolver o e-forest®

A Kersys se une com  IMA, UNISAFE e BlackWood para desenvolver e lançar o e-forest® na Expoforest. Conceito que promete revolucionar os processos de gestão florestal.

 

Contextualizando o e-forest®

A atividade de base florestal brasileira e da América Latina carece de um maior número de consultorias de qualidade para atender a cada vez mais complexa demanda de forma integral e holística.

Avaliando o mercado atual existem apenas 2 ou 3 empresas de consultoria com capacidade de atender essa demanda na profundidade adequada, o que torna o mercado extremamente restrito, tanto para os negócios, como para desenvolvimento e difusão de novas tecnologias e serviços.

Sabemos que um dos grandes desafios do setor florestal é o Desenvolvimento da Silvicultura de Precisão e, isso, está ligado não apenas a mecanização e automação das operações, mas também e especialmente ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para Planejamento, Controle e Gestão, que, se adequadamente aplicada resulta na minimização dos custos sem perda de qualidade e consequente maximização dos resultados dos projetos florestais.

Ferramentas de Imageamento e Interpretação, Controle de Processos e Sistema de Gestão Florestal  aplicadas as novas mídias “em nuvem” possibilitam o levantamento e transmissão de dados e informações (serviços, insumos, custos e análises) das operações florestais em “tempo real” e são vitais para que o gestor saiba o que está ocorrendo nos diversos projetos sob sua administração, em qualquer hora ou lugar, e assim, decida com rapidez e precisão, lastreado logicamente por fatos e dados.

Essas ferramentas, de baixo custo, alta acurácia, leves e rápidas viabilizam a correção e atualização do Cadastro Florestal, o Controle de Atividades e Processos e o Desenvolvimento Mapas Temáticos e de Prescrição Operacional que permitem a aplicação de produtos e serviços silviculturais de maneira precisa. Isso resulta em redução de custos e colabora com as “boas práticas” em razão da redução da quantidade de insumos aplicada para controle de pragas, etc.

Já, a aplicação dessas tecnologias na Gestão da Colheita e Transporte Florestal baseadas em excelentes Informações Cadastrais, de Inventário Florestal, de Estradas e Caminhos aumenta significativamente a precisão do Planejamento da Colheita e Transporte possibilitando a redução dos custos industriais, minimizando erros e consequentes perdas financeiras, além da possibilidade de acompanhamento, via GPS, a localização e o desempenho de equipamentos extremamente valiosos como Fellers, Harvesters, etc.

Visando atender essa necessidade surge o e-forest®, produto resultante da associação de consultorias especializadas em diversos nichos florestais que, em razão da sinergia entre as suas especialidades, complementam-se o que possibilita atender as empresas de base florestal de maneira absolutamente completa e econômica.

Através desse produto as empresas parceiras, por características e qualificações desenvolvem e buscam, a todo momento, novas tecnologias aplicáveis ao setor, assumindo o importante papel de integrador tecnológico. As empresas que desenvolveram o e-forest® são:

Observando as carências de mercado, especialmente para as pequenas e médias empresas de base florestal que, na maioria da vezes, não possuem um grande quadro de especialistas, nem conseguem adquirir produtos de alta tecnologia que possibilitem uma gestão mais adequada e precisa de seus projetos florestais, foi que desenvolvemos o e-forest®.

Mas, o que é e-forest®?

e-forest® é um produto de gestão compartilhada que inicia no levantamento, análise e correção do Cadastro Florestal da empresa, através de Imageamento Aéreo, Cadastramento Digital de todos os elementos que compõe a atividade florestal (talhões, solo, clima, espécies, manejo, serviços, insumos, prescrições, etc.), Cadastramento de todas das atividades do projeto, Implantação de um Sistema de Gestão Florestal – Kersys em “nuvem” que possibilita o apontamento dos serviços e insumos por talhão e envio desses dados para atualização, aprovação ou análise em tempo real, com fotos georeferenciadas através de um produto que chamamos Cockpit Mobile que pode ser instalado em computadores, tablets e smartphones.

Através do e-forest® é possível realizar ampliar a acurácia dos Inventários Florestais, pré-avaliando, através da análise de imagens, a estratificação e instalação de parcelas, o que reduz sensivelmente a quantidade das parcelas e consequentemente o erro amostral. As informações das parcelas e resultado do Inventário são também disponibilizadas em tempo real pelo sistema, com mapas e localização.

Como complemento do imageamento e da análise das áreas plantadas pode-se realizar o cadastramento dos solos digitalmente e desenvolver mapas temáticos de prescrições nutricionais, seleção das espécies e clones que possam ou devam ser plantados, respeitando criteriosamente as condições edafoclimáticas de cada região.

Com a valorização constante da terra e a diminuição da margem de rendimentos do setor florestal, o e-forest® propicia ferramentas corretas para o aumento da produtividade, permitindo também a perpetuidade do sistema de produção, em bases técnicas inteligentes e sustentáveis que visam à racionalização no emprego de insumos, melhorando a fertilidade natural do solo promovendo a saúde vegetal.

Sendo Setor Florestal pioneiro e referência no respeito e atendimento das boas práticas ao meio ambiente, o e-forest® contempla amplas possibilidades e serviços que viabilizam a regularização ambiental e contribuem em todo o processo de certificação florestal.

Além disso, em todos os serviços oferecidos, pode-se incluir a disponibilização de técnicos residentes na região do projeto, que acompanharão e solucionarão todas as demandas que surgirem em relação ao produto, serviço e sua performance. Ou seja, uma consultoria residente e especializada.

Dentro do produto e-forest® realizamos complementarmente treinamentos “in company” através de equipes multidisciplinares em constante atualização e grande experiência. Esse serviço tem como objetivo facilitar, aperfeiçoar e organizar processos, levar conhecimento, tecnologia e atualização profissional para os clientes, buscando sempre, com responsabilidade e técnica, atingir altos níveis de produtividades e ampliar o desenvolvimento nos diversos setores de atuação.

Para a obtenção de todos os serviços que o e-forest® oferece, com assistência técnica permanente o sistema adotado é o “leasing” por hectare/mês e poderá ser contratado em parceria, grupos ou cooperativas pois a redução de custos com a economia de escala é extremamente grande. Assim, não há imobilização de capital em softwares, veículos ou licenças, o que torna o produto mais acessível a todos os níveis do mercado.

Esses custos são modulares e dimensionados de acordo com os serviços contratados que poderá incluir ainda: Consultorias Técnicas diversas realizadas pelo corpo de Engenheiros Florestais, Agrônomos, Agrimensores, Biólogos, Geofísicos, Administradores e Economistas.

Grade de Produtos:

Assim, resumindo, estamos apresentando um Sistema de Gestão Florestal completo, até agora, acessível apenas para algumas empresas de grande porte, em razão dos investimentos vultosos, imobilização de grande capital e a necessidade de um grande corpo técnico.

Cláudio Ramos
Diretor Executivo da IMA
Equipe e-forest

 


Voltar

Copyright © Kersys - Todos os direitos reservados Praça Chuí, 35 sala 04 - Vila Ema - São José dos Campos - SP
(12) 3308.2889