Tecnologia aliada ao manejo florestal
O manejo florestal sustentável pressupõe a administração racional das florestas, com obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais e, cada vez mais, está associado ao uso da tecnologia no campo.A recente revolução digital tem desmantelado gargalos de produção e inserido o gerenciamento eficiente no centro das atenções dos produtores. Como você já sabe, a silvicultura aliada à tecnologia (Silvicultura: como a tecnologia ajuda a manter a competitividade) faz com que as empresas garantam produtividade e competitividade. Mas você sabe qual o real efeito que a tecnologia tem na sua rotina e nos seus processos?
A tecnologia no dia-a-dia do campo
A revolução digital no campo (Floresta 4.0) já alterou os padrões de produção florestal ao colocar dentro do contexto diário do silvicultor inovações como a Silvicultura de Precisão, GPS, sensores, drones, IoT (sigla em inglês para Internet of Things) e outros. Neste contexto, um dos principais processos que sofreu e vem sofrendo modificações é o de coleta de informações. Além de superar a barreira da conectividade – que até hoje é um dos gargalos da expansão da Floresta 4.0 -, a coleta tecnológica de dados no campo via aplicativos, tablets, smartphones e afins representou uma melhora expressiva na qualidade e na análise destas informações. Se a conectividade representava um enorme problema, hoje há disponibilidade de ferramentas independentes que proporcionam a coleta off-line de dados e declaram independência à necessidade de conexão no campo, sincronizando as informações quando encontram algum sinal de conexão.
Com o acesso facilitado às informações no campo, seja para registrá-las ou consultá-las, o produtor elimina alguns processos que são desgastantes em seu dia-a-dia: com apontamentos diretos, elimina o retrabalho de documentar informações com papel e caneta e depois inseri-las manualmente no sistema. Esta mudança tecnológica também reduz significativamente o risco de perda de documentos e informações e evita equívocos entre transcrições – o que gerava informações imprecisas e não confiáveis.
Melhorias expressivas associadas à coleta tecnológica de dados:
A redução do retrabalho é um dos exemplos associados à melhora expressiva de qualidade de informações e aponta para a tendência de eliminação de problemas clássicos da coleta de dados com papel e caneta. Podemos citar também outras melhorias de destaque, como:
- Melhora a gestão do tempo;
- Garante segurança e confiabilidade dos dados;
- Melhora o fluxo de informações;
- Facilita rotinas;
- Adequa, direciona e distribui esforços da equipe de acordo com a real necessidade de cada atividade.
A Gestão do Tempo está associada a um dos ganhos mais efetivos que a tecnologia proporciona no contexto das empresas: com informações na palma da sua mão, é mais fácil visualizar e identificar o que deve ser feito, cumprir e adequar prazos e focar esforços no que exige maior efetividade. O manejo florestal fica mais eficiente, com atividades realmente necessárias e diretas.
Assim, há redução do tempo gasto no planejamento, há conhecimento real do tipo de problema que está sendo enfrentado, há fluxo efetivo de informações dentro da empresa e, sobretudo, há melhor uso e distribuição do tempo, que pode ser alocado, por exemplo, em atividades de expansão da produção.
Quer saber o que a tecnologia pode fazer por você?
Veja como o e-Kersys e o Kersys Apontamento podem ajudar
O e-Kersys é uma plataforma criada especialmente para ajudar na gestão florestal da sua empresa. Com ele, é possível ter o controle de todos os processos em um único ambiente, registrando dados e emitindo relatórios que ajudam a analisar todos os pontos necessários para tomadas de decisões mais precisas e rápidas.
Associado ao Kersys Apontamento, você poderá apontar suas atividades direto do campo, mesmo que esteja off-line!
O e-Kersys vem sendo cada vez mais utilizado na silvicultura, trazendo o melhor da tecnologia para suas áreas produtivas. Acesse http://54.81.208.174/solucoes/e-kersys/ e descubra mais sobre essa solução!
Comente essa matéria